Leo Burnett TM retorna em modelo híbrido com nova identidade
A Leo Burnett Tailor Made reabriu seu escritório para operação em formato híbrido. Em evento realizado nos dias 19 e 20 de maio, a LBTM recebeu os colaboradores com um café da manhã em sua sede para o início do novo formato de operação da agência, no qual todos os Leos terão a liberdade de usar a estrutura física sempre que desejarem. No evento também foi apresentada a nova identidade visual da Leo Burnett TM, que resgata os principais símbolos da história da agência, entre eles o lápis preto, a maçã, a mão alcançando as estrelas e, claro, o senhor Leo Burnett.
A criação da nova identidade foi assinada por Felipe Massis, Creative Experience Senior Art Director e um dos 8 integrantes do Global Design Council da Leo Burnett global.
Conheça os símbolos que ilustram os principais valores e a história da LBTM:
Leo Burnett
Como tudo começou com ele, o senhor Leo Burnett, fundador da agência, agora se torna um simpático ícone, e algumas de suas célebres frases, que são, até hoje, indispensáveis para seguirmos melhorando e buscando a excelência no trabalho da indústria de comunicação, também estão espalhadas nos corredores da agência como forma de inspiração e como norte do trabalho diário.
Maçã
Desde que abriu as portas em 1935, com um cliente, oito funcionários e uma fruteira na recepção, a maçã tornou-se símbolo de resistência e otimismo da Leo Burnett. Até hoje, as maçãs vermelhas seguem dando boas-vindas aos clientes e colaboradores de todos os escritórios da rede pelo mundo.
Lápis preto
Segundo o próprio Leo Burnett, o tradicional lápis amarelo era fino demais para segurar e muito frágil para ser sentido. Não tinha vibrações de poder nem de poesia. Traçava uma linha tímida e despersonalizada. Não podia ser mastigado em desespero nem martelado sonoramente sobre a mesa. Além disso, a borracha convidava a errar. Por isso, Leo Burnett trabalhava com o Alpha 245, um lápis mais grosso que, para ele, funcionava melhor. Atualmente, o lápis representa a excelência da criatividade.
Estrela
Criado a partir da célebre frase do publicitário Leo Burnett “Quando você tenta alcançar as estrelas, pode ser que não consiga pegar uma, mas não vai acabar com as mãos cheias de lama”, o símbolo da mão alcançando as estrelas representa o esforço e a determinação dos “apanhadores de estrelas”, que em 1935 (na fundação da Leo Burnett) mostrou ao mundo que uma agência de Chicago podia competir com as melhores da Madison Avenue, criando uma propaganda verdadeiramente boa.
Bola 8
Duas vezes por ano, os líderes criativos de todo o mundo se reúnem para o GPC (Global Product Committee), um encontro global para avaliar e discutir os trabalhos de toda a rede Leo Burnett. É daí que vem a tão desejada Bola 8. Ela faz parte da HumanKind GPC Scale, ou seja, a escala que define o nível e o potencial dos trabalhos apresentados, sempre em busca da excelência criativa. Ela é a nota de referência de quem busca uma ideia verdadeiramente impactante. Por isso, é um símbolo tão importante.
Impacto visual
Resgatando toda a história e a simbologia da rede que está espalhada por 84 países, com 94 escritórios pelo mundo, a Leo Burnett TM apresenta a nova identidade visual em meio à retomada das atividades, resgatando todo o otimismo da Leo Burnett e o impacto visual que fez a agência ser reconhecida mundialmente no movimento chamado “burnettização”, que mudou a cara da propaganda da época, que costumava ser mais racional e cheia de textos.