Leo Burnett
Leo Burnett TM e Coletivo Papo Pretxs lançam websérie documental em celebração ao Mês da Mulher Negra
O Coletivo Papo Pretxs, grupo de afinidade étnico-racial da agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made, lança a websérie “Movimentos de resistência em São Paulo”, que retrata atividades culturais da população negra que acontecem no Bixiga. Os episódios em vídeo serão publicados nas redes sociais da Leo Burnett TM todas as terças-feiras de julho, a partir do dia 11, em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25.
A série traz luz às ações de recuperação da memória da história negra da capital paulista. Antes da chegada dos imigrantes europeus, a região que hoje é conhecida como bairro da comunidade italiana fazia parte do Quilombo da Saracura, uma das comunidades negras que se formaram na cidade de São Paulo no final do século XIX.
Com o objetivo de exibir a importância da resistência para a história da comunidade preta paulistana, ainda pouco conhecida pela população da cidade e do Brasil, o Coletivo Papo Pretxs exibe a websérie associando a iniciativa ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data que surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a exploração e as opressões de gênero, raça e classe e foi instituída em 1992, durante o Primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas. No Brasil, a data homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo da luta e da resistência do povo preto.
Festa de São Benedito, Ilú Obá De Min e Mãe Negra
Em seu primeiro episódio, que vai ao ar no dia 11/7, o tema é a Festa de São Benedito, da Pastoral Afro da Igreja de Nossa Senhora Achiropita, uma reivindicação negra naquele espaço (igreja, bairro e comunidade) ao comemorar um santo preto; no segundo (18/7), o Bloco Afro Ilú Obá De Min e a lavagem da Rua Treze de Maio e, por último (25/5), a Celebração à Mãe Negra, que ocorre no final de maio, também na Pastoral Afro da Igreja de Nossa Senhora Achiropita.
“A lei promulgada em 13 de maio de 1888 proibiu a escravização de pessoas negras em território brasileiro, mas, com apenas um artigo e sucessivas iniciativas eugenistas depois, o que vivemos foi um apagamento da memória e da cultura negra, sobretudo na cidade de São Paulo. Nós do Coletivo Papo Pretxs, da Leo Burnett Tailor Made, trazemos uma nova ótica sobre a ocupação negra da cidade de São Paulo com a produção dessa websérie sobre o bairro do Bixiga”, conta Bárbara Jadeh, diretora da websérie e analista de conteúdo da Leo Burnett TM.
Além de história e informação, o conteúdo ainda trará o cortejo-manifestação da falsa abolição da escravatura, do Bloco Afro Ilú Obá De Min (mãos femininas que tocam tambor para Xangô), e as entrevistas com Eunice Oliveira Santos, fundadora da Pastoral Afro da Igreja Afro Achiropita, com Elenice Oliveira, do Ilú Obá De Min, e com Ariane Carmo, que é membro e produtora da Festa da Mãe Negra, que teve feira de afroempreendedores e shows de Marquinhos Sensação e Diga Aí, Bahia (samba-garoa do Recôncavo).
Coletivo Papo Pretxs
O Coletivo Papo Pretxs nasceu em dezembro de 2019 como um grupo de afinidade para colaboradores pretos da agência Leo Burnett TM. Desde então, vem desenvolvendo diversos projetos para diversificar o ambiente publicitário atual, alinhando propostas, expectativas e soluções para uma melhor convivência entre todos os grupos da agência. Entre produção de conteúdo para newsletters e redes sociais, podcasts e eventos internos, o grupo tem desenvolvido ações com cada vez mais relevância e tem a intenção de extrapolar o ambiente corporativo da agência e passar a contribuir de forma mais frequente com conteúdo para o mercado como um todo.
“Buscamos a REPRESENTATIVIDADE em todos os meios de comunicação. Nosso núcleo tem como objetivo particular levantar as questões de raça e de oportunidade e a naturalização de pretes em todos os espaços.” afirma Juliana Oliveira, uma das fundadoras do Coletivo Papo Pretxs, executiva de negócios da Leo Burnett TM.
Assista aos episódios aqui: